quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula de Literatura com a Ferramenta Impress, do Linux

Para incrementar a aula de Literatura e ampliar o conhecimento dos alunos frente às figuras de linguagem, desenvolveu-se o seguinte plano de aula utilizando a ferramenta Impress:
Escola: EEVIMA (Vila Maria/RS)
Tema: Figuras de linguagem presentes nos textos literários.
Série: 1º ano do Ensino Médio
Turma/turno:  112 / manhã
Duração: 2 a 3 períodos de 45 min.
Objetivos Específicos da Aula:
  • Reconhecer o uso das várias figuras de linguagem presentes nos textos literários;
  • Empregar as figuras de linguagem em textos verbais, visuais e sincréticos;
  • Construir seus próprios exemplos e conceitos, atentando para a função e utilização das figuras de linguagem.
  • Interagir com o meio eletrônico, mais especificamente com a ferramenta do Impress, no sistema operacional Linux.
Desenvolvimento:
1ª parte: Em sala de aula, serão estudadas vinte e uma figuras de linguagem que aparecem com mais frequência nos textos literários. Os alunos terão de escolher dez, das vinte e uma figuras de linguagem citadas. A escolha ficará a critério de cada aluno.
2ª parte: Na sala de informática, os alunos farão uma pesquisa referente às dez figuras de linguagem escolhidas, focalizando não o conceito das mesmas, mas o seu uso em textos verbais, visuais ou sincréticos. Solicitarei aos alunos que salvem as imagens, charges, tiras, frases, textos que contenham exemplos das figuras de linguagem no desktop do computador para serem utilizadas na próxima parte da aula.
3ª parte: Os alunos serão convidados a criarem dez slides para escrever o nome da figura de linguagem escolhida na parte que corresponde ao título, no corpo do slide, e colocarem um exemplo do uso da mesma, na parte que corresponde ao texto. Para inserir o exemplo, os alunos poderão colar a imagem, tira ou charge baixada da internet, ou escrever a frase ou texto encontrado na web. Indicarei alguns sites como:
4ª etapa: Depois de inseridos todos os exemplos nos dez slides, os alunos poderão formatar as páginas, colocando planos de fundo, animações, etc. Ao final, eles serão convidados a salvar o documento no sistema Windows e após enviá-lo por e-mail ou salvá-lo num pen drive para posterior avaliação da professora.
Avaliação:
Os critérios de avalição serão baseados na efetivação ou conclusão do trabalho, ou seja, será analisado se todos os alunos conseguiram desenvolver a atividade até o final. Além disso, será analisado se o exemplo utilizado pelo aluno realmente tem relação com a figura de linguagem que está no título, e por fim observar-se-á a formatação dos slides. Ressalta-se que esta atividade será considerada como uma das avaliações para o segundo trimestre de 2011, com peso 5.  

Um comentário:

  1. Ontem visitei seu blog e não encontrei nenhuma publicação.
    Hoje pude visualizar.
    Bem legal!

    ResponderExcluir