Introdução
A língua inglesa, por ser muito difundida no mundo todo, também faz parte do nosso cotidiano. Sua utilização é cada vez mais frequente em nomes de estabelecimentos, em embalagens e produtos, em meios de comunicação, principalmente no que se refere aos anúncios, ocasionando também o que chamamos de estrangeirismos.
Nesse sentido, a fim de verificar a utilidade da língua inglesa em nosso cotidiano, os alunos serão convidados a fazer uma pesquisa de campo, para constatar a presença de palavras, expressões da língua inglesa que se encontram em meio ao nosso dia-a-dia.
Tarefa
Os alunos terão de coletar os seguintes dados:
- Quais estabelecimentos em nossa região possuem, em suas razões sociais, estrangeirismos ou palavras pertencentes a língua inglesa?
- Com que intensidade verificamos palavras da língua inglesa nos comércios e empresas?
- De que forma e com que intensidade a língua inglesa aparece nos meios de comunicação, principalmente nas propagandas publicitárias?
- Apresentar as embalagens de produtos, que no rótulo, contenham informações em língua inglesa.
Ao final, os alunos farão um resumo dos dados coletados e uma análise das informações obtidas, a fim de constatar a presença ou não da língua inglesa em nosso meio, e a intensidade disso.
Processo
A turma será dividida em três grandes grupos que deverão coletar os dados durante o período de um mês.
Os mesmos poderão, para incrementar o trabalho, fazer algumas fotos (solicitando a permissão dos proprietários anteriormente) e entrevistas com os donos dos estabelecimentos a fim de descobrir o motivo da escolha de determinado nome/razão social.
Ainda, terão de analisar em revistas e jornais, (Zero Hora, Correio do Povo, Veja, Isto É, etc.) o uso de palavras em língua inglesa nas propagandas publicitárias. E por fim, apresentar rótulos de produtos que tenham informações em inglês.
Avaliação
Os alunos deverão entregar um resumo da coleta de dados, junto com a análise do uso da língua inglesa em nosso cotidiano, o qual será avaliado em nome do grupo. Além disso, os três grupos deverão apresentar os dados obtidos e as conclusões frente ao uso da língua inglesa para os demais colegas, como uma espécie de “mesa redonda”, de discussão sobre o assunto. Nessa parte, a avaliação será individual e poderá ser usado o recurso do datashow.
Conclusão
Ao final, espera-se que os alunos percebam a importância de aprender a língua inglesa, como sendo também um instrumento de interação no contexto atual. Ou seja, o sujeito precisa conhecer a língua, saber utilizá-la para inserir-se na sociedade, para constituir-se como cidadão ativo perante seu grupo social. Portanto, com esse trabalho, objetiva-se que os alunos percebam o valor do conhecimento de uma língua estrangeira e o quão ela está presente em nosso cotidiano, muitas vezes sem nos darmos conta de seu uso. Para saber mais sobre isso, indicarei a leitura do artigo “O Inglês no Cotidiano da Pessoa”, de Fernanda Baruffi, disponível no site abaixo:
Olá, professora Maura. Hoje eu estava passeando pela net e vi que o meu artigo foi citado em seu trabalho e olhando o link de onde veio, foi usado no site de educação do governo do Paraná. Fico muito feliz em saber disso, que estou colaborando com o ensino de outros colegas professores.
ResponderExcluirObrigada
Fernanda
Maura estou passando para conhecer o seu blog muito bom parabens.
ResponderExcluir