quarta-feira, 1 de junho de 2011

Avaliação do Curso “Introdução a Educação Digital” ministrado pelo NTE

Ao final do curso, posso concluir que o mesmo foi de grande importância para nossa atualização como mediadores da educação. Além disso, é de suma importância ressaltar que a atualização na formação e conhecimento do professor, tanto no ensino, quanto nas práticas docentes, deve ser privilegiada sempre, como forma de tornar a educação um caminho de transformação e de socialização do indivíduo.
A respeito dos encontros, realizados nos meses de abril e maio, não posso deixar de mencionar a orientação das instrutoras Magda Barriquel, Roselene Pan e Claudete Maria Rigoni Loss que foram as intermediadoras do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem dessas novas tecnologias voltadas para a educação e que tiveram paciência e compreensão durante as explicação. Por isso, muito obrigada a elas.
Também, pode-se ressaltar, que o curso foi de grande proveito para nossas aulas, pois focaliza o uso da informática como meio de auxiliar o educando na sua formação e tornar essa ferramenta um amparo no dia-a-dia do professor. Assim, pode-se afirmar que essa experiência foi um modo de inserir os professores no contexto social de hoje que engloba conhecer e utilizar os recursos tecnológicos existentes em nosso meio.

Webquest de Língua Estrangeira - Inglês

Introdução
A língua inglesa, por ser muito difundida no mundo todo, também faz parte do nosso cotidiano. Sua utilização é cada vez mais frequente em nomes de estabelecimentos, em embalagens e produtos, em meios de comunicação, principalmente no que se refere aos anúncios, ocasionando também o que chamamos de estrangeirismos.
 Nesse sentido, a fim de verificar a utilidade da língua inglesa em nosso cotidiano, os alunos serão convidados a fazer uma pesquisa de campo, para constatar a presença de palavras, expressões da língua inglesa que se encontram em meio ao nosso dia-a-dia.
Tarefa
Os alunos terão de coletar os seguintes dados:
  • Quais estabelecimentos em nossa região possuem, em suas razões sociais, estrangeirismos ou palavras pertencentes a língua inglesa?
  • Com que intensidade verificamos palavras da língua inglesa nos comércios e empresas?
  • De que forma e com que intensidade a língua inglesa aparece nos meios de comunicação, principalmente nas propagandas publicitárias?
  • Apresentar as embalagens de produtos, que no rótulo, contenham informações em língua inglesa.
Ao final, os alunos farão um resumo dos dados coletados e uma análise das informações obtidas, a fim de constatar a presença ou não da língua inglesa em nosso meio, e a intensidade disso.
Processo
A turma será dividida em três grandes grupos que deverão coletar os dados durante o período de um mês.
Os mesmos poderão, para incrementar o trabalho, fazer algumas fotos (solicitando a permissão dos proprietários anteriormente) e entrevistas com os donos dos estabelecimentos a fim de descobrir o motivo da escolha de determinado nome/razão social.
Ainda, terão de analisar em revistas e jornais, (Zero Hora, Correio do Povo, Veja, Isto É, etc.) o uso de palavras em língua inglesa nas propagandas publicitárias. E por fim, apresentar rótulos de produtos que tenham informações em inglês.
Avaliação
Os alunos deverão entregar um resumo da coleta de dados, junto com a análise do uso da língua inglesa em nosso cotidiano, o qual será avaliado em nome do grupo. Além disso, os três grupos deverão apresentar os dados obtidos e as conclusões frente ao uso da língua inglesa para os demais colegas, como uma espécie de “mesa redonda”, de discussão sobre o assunto. Nessa parte, a avaliação será individual e poderá ser usado o recurso do datashow.
Conclusão
Ao final, espera-se que os alunos percebam a importância de aprender a língua inglesa, como sendo também um instrumento de interação no contexto atual. Ou seja, o sujeito precisa conhecer a língua, saber utilizá-la para inserir-se na sociedade, para constituir-se como cidadão ativo perante seu grupo social. Portanto, com esse trabalho, objetiva-se que os alunos percebam o valor do conhecimento de uma língua estrangeira e o quão ela está presente em nosso cotidiano, muitas vezes sem nos darmos conta de seu uso. Para saber mais sobre isso, indicarei a leitura do artigo “O Inglês no Cotidiano da Pessoa”, de Fernanda Baruffi, disponível no site abaixo:


terça-feira, 31 de maio de 2011

Avaliação da atividade com a Ferramenta do Impress no Linux


        Na atividade com o Impress a turma 112, do 1º ano do Ensino Médio, da escola EEVIMA, demostrou-se bem participativa e interessada durante a realização das tarefas. Uma das  dificuldades dos alunos foi encontrar os exemplos na web, pois mesmo tendo os sites como referência, os alunos queriam inovar, buscar novas imagens, novos exemplos, por isso essa foi a parte mais demorada. Isso demonstra o bom empenho que eles tiveram para a efetivação da tarefa. Além disso, os alunos sentiram dificuldades para formatar a página, escolher um plano de fundo, etc. Fora isso, eles conseguiram fazer a atividade e salvar o documento do Impress no Linux e no Windows. Por isso, creio que tenha sido muito válida essa experiência tanto para eles, como para mim, pois sempre podemos enriquecer nossos conhecimentos!

Colegas da EEVIMA participantes do curso do NTE...




Com certeza aprendemos muito e temos a plena certeza de que não podemos parar por aqui! O curso foi muito válido para a inserção dos professores no contexto contemporâneo tecnológico! Parabéns para quem aproveitou o curso e levou consigo um pouco mais de conhecimento sobre o mundo da informação e tecnologia virtual!
PS: A bolsinha emprestada do Profe Antonio ficou show! heheh

domingo, 29 de maio de 2011

Processo de Formação de Palavras

O vídeo abaixo traz uma breve explicação referente aos processos de formação de palavras existentes na Língua Portuguesa. É claro e bem fácil de ser compreendido, e por isso pode ser aplicado como uma revisão do conteúdo. No meu caso, apliquei aos alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola em que atuo. 


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sugestão de Aula de Língua Estrangeira - Portal do Professor

Making it to the top....

Esta é uma aula muito interessante de língua inglesa destinada aos alunos de ensino médio. Ela amplia o conhecimento sobre o Simple Present na forma afirmativa, envolvendo o vocabulário de profissões.

Veja mais clicando aqui.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula de Literatura com a Ferramenta Impress, do Linux

Para incrementar a aula de Literatura e ampliar o conhecimento dos alunos frente às figuras de linguagem, desenvolveu-se o seguinte plano de aula utilizando a ferramenta Impress:
Escola: EEVIMA (Vila Maria/RS)
Tema: Figuras de linguagem presentes nos textos literários.
Série: 1º ano do Ensino Médio
Turma/turno:  112 / manhã
Duração: 2 a 3 períodos de 45 min.
Objetivos Específicos da Aula:
  • Reconhecer o uso das várias figuras de linguagem presentes nos textos literários;
  • Empregar as figuras de linguagem em textos verbais, visuais e sincréticos;
  • Construir seus próprios exemplos e conceitos, atentando para a função e utilização das figuras de linguagem.
  • Interagir com o meio eletrônico, mais especificamente com a ferramenta do Impress, no sistema operacional Linux.
Desenvolvimento:
1ª parte: Em sala de aula, serão estudadas vinte e uma figuras de linguagem que aparecem com mais frequência nos textos literários. Os alunos terão de escolher dez, das vinte e uma figuras de linguagem citadas. A escolha ficará a critério de cada aluno.
2ª parte: Na sala de informática, os alunos farão uma pesquisa referente às dez figuras de linguagem escolhidas, focalizando não o conceito das mesmas, mas o seu uso em textos verbais, visuais ou sincréticos. Solicitarei aos alunos que salvem as imagens, charges, tiras, frases, textos que contenham exemplos das figuras de linguagem no desktop do computador para serem utilizadas na próxima parte da aula.
3ª parte: Os alunos serão convidados a criarem dez slides para escrever o nome da figura de linguagem escolhida na parte que corresponde ao título, no corpo do slide, e colocarem um exemplo do uso da mesma, na parte que corresponde ao texto. Para inserir o exemplo, os alunos poderão colar a imagem, tira ou charge baixada da internet, ou escrever a frase ou texto encontrado na web. Indicarei alguns sites como:
4ª etapa: Depois de inseridos todos os exemplos nos dez slides, os alunos poderão formatar as páginas, colocando planos de fundo, animações, etc. Ao final, eles serão convidados a salvar o documento no sistema Windows e após enviá-lo por e-mail ou salvá-lo num pen drive para posterior avaliação da professora.
Avaliação:
Os critérios de avalição serão baseados na efetivação ou conclusão do trabalho, ou seja, será analisado se todos os alunos conseguiram desenvolver a atividade até o final. Além disso, será analisado se o exemplo utilizado pelo aluno realmente tem relação com a figura de linguagem que está no título, e por fim observar-se-á a formatação dos slides. Ressalta-se que esta atividade será considerada como uma das avaliações para o segundo trimestre de 2011, com peso 5.  

terça-feira, 3 de maio de 2011

A difícil tarefa de começar.....


Vários são os momentos que nos deparamos com a díficil tarefa de começar. O fato de criar um blog, principalmente para os professores, também se inclui como uma dessas tarefas. Porém sabe-se que a educação deve caminhar junto com as mudanças da sociedade que devem fazer parte da formação dos nossos alunos. Então, anime-se e seja mais um dos tantos envonvidos com as novas tecnologias, principalmente aquelas a favor da educação.
                                      Seja um blogueiro!
     Desenvolva suas aulas utilizandos os meios tecnológicos....os resultadores serão recompensadores.

Avaliação da atividade com o Writer

Após a aplicação da atividade de criação de uma tabela, no editor de texto Writer, na disciplina de Língua Inglesa, pode-se concluir que os alunos interagiram com a atividade, entenderam a lógica da mesma e todos conseguiram concluí-la e salvá-la no desktop. Percebeu-se também que não foi tão difícil para os alunos utilizarem o computador, tanto na parte de navegação na web e nas ferramentas do writer, quanto na parte técnica, como mouse, teclado, CPU, estabilizador, etc. As dúvidas mais frequentes dos alunos eram: como salvar o documento, onde salvá-lo, como baixar a imagem, como inseri-la na tabela, entre outras.
Ao final, notou-se o quão válido foi esta atividade, principalmente para despertar a criatividade dos alunos, já que as imagens e as descrições eram de escolha dos mesmos. Ainda para acrescentar mais informações ao conhecimento prévio que eles têm sobre meios tecnológicos, aqui falando do uso do computador especificamente, e por fim, mas não menos importante, para diversificar as atividades de sala de aula, trazendo novas tarefas que envolvem as tecnologias.

domingo, 24 de abril de 2011

Atividade na disciplina de Língua Inglesa utilizando o editor de texto Writer, no Linux

            É de fundamental importância que nas aulas de Língua Inglesa o ensino seja voltado para a comunicação. Nesse sentido, dominar as formas de apresentação de si mesmo e das demais pessoas é um requisito essencial para que o aluno interaja com outros indivíduos em uma língua estrangeira, aqui especificamente o inglês. Pensando nisso, propõe-se o seguinte plano de aula na disciplina de Língua Inglesa:

Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria
Tema: Apresentações utilizando o verbo to be
Série/ Turma/Turno: 1º ano do Ensino Médio/ turma 111/ manhã
Duração: 2 períodos de 45 min cada.
Desenvolvimento: Previamente, em sala de aula, analisa-se quais são as principais formas de apresentação das pessoas (amigos, colegas, família, vizinhos, professores, etc.) utilizando o verbo to be. Após, menciona-se que a atividade a qual os alunos terão de desenvolver envolve a criação de uma tabela, no editor de texto Writer, no sistema operacional Linux, com três colunas e no mínino cinco linhas. As três colunas terão os seguintes títulos, respectivamente: Presentation, onde os alunos deverão apresentar as pessoas conhecidas por eles, por exemplo: This is Juliana, These are Maria and Pedro; Description, a qual os alunos farão a descrição da pessoa apresentada na primeira coluna, como: She is my classmate, They are my friends; Picture, espaço onde os alunos deverão inserir uma imagem da pessoa apresentada. Essa imagem deverá ser baixada da internet e após, colada na tabela. Ressalta-se que as imagens ficam a critério de escolha do aluno, podendo ser de pessoas famosas, de desenhos animados, etc. Criada a tabela e devidamente preenchida com todos os itens acima, os alunos serão convidados a salvar o documento no desktop do computador para posterior análise do professor.  Para a melhor condução desta atividade usar-se-á o recurso de multimídia, o datashow. O plano de aula será aplicado pelas professoras Maura Colet Dalchiavon e Neura Lorini Matt.

Blog como ferramenta educacional

         Quando falamos em atual e moderno logo ligamos a expressão a todos os meios tecnológicos existentes, e dentre eles, hoje, destacamos o blog. Os blogs, até um tempo atrás, eram utilizados somente por adolescente, sendo eles os criadores e também o público-alvo. Atualmente, os blogs estão mais acessíveis e familiares a vários grupos sociais, que o utilizam para diversas finalidades e procuram focalizar o conteúdo visando um público específico, resultando assim, em uma imensa esfera virtual de informação e entreterimento por meio dos blogs.
            No meio educacional, os professores estão interagindo cada vez mais com essa ferramenta educativa. Desde auxiliar nas atividades curriculares, até servir como apoio às tarefas de classe, o blog pode ser muito útil ao educador que o emprega como promovedor de conhecimentos aos alunos. Além disso, o professor também ganha utilizando o blog, pois necessita de pesquisa a novos materiais e também aprende a usar os recursos da web. Ainda, o docente pode inserir-se no mundo tecnológico ao qual é mais conhecido dos adolescentes, e assim, criar mais vínculos com os próprios alunos. Destaca-se, por fim, que conhecer e utilizar os meios tecnológicos existentes a favor da educação, como o blog, por exemplo, é uma forma de renovar a maneira de ensino em sala de aula e aceitar a condição de que o professor é um eterno aprendiz, hoje não mais possuidor de todo conhecimento, mas mediador do saber, unido ao conhecimento de mundo dos educandos. 

Reflexão sobre o texto: “Uso pedagógico do blog – o Edublog”.
Referência Bibliográfica: ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do blog – o Edublog, Professor Digital, SBO, 26 out. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/10/26/uso-pedagogico-do-blog-o-edublog/>. Acesso em: 20 Abr. 2011.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Grande desafio!




"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos".

Pitágoras

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bem vindos!!!

            Olá, sou a professora Maura, tenho formação em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas.  Atuo na rede estadual de ensino, na Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria.
          Tenho adoração pela minha profissão e conscicência de que o professor é um eterno aprendiz. Pensando nisso, criei este blog para postar algumas atividades e ações desenvolvidas na prática docente ligadas à tecnologia. Além disso, utilizarei este blog para desenvolver atividades com meus alunos, a fim de aproximá-los da tecnologia ligada à educação.